quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Improviso entre o Poetizante BR e Esperantivo

IMPROVISO COM ALMA E VERSOS ENTRE:
POETIZANTE BR X ESPERANTIVO

Foi muito gratificante improvisar com o Poeta e meu amigo Luis Poeta Esperantivo.
Quem ganha com isso são os amante sda Poesia. Ter começado em 18 de Agosto de 2012 me dá uma alegria excessiva.
Vamos fazer com outros Poetas também, porque aguça as idéias e nos faz crescer na poesia e na vida espiritual em cristo.

Desfrute do improviso mais longo que já fiz:
E aproveito para pedir as orações pelo Amigo e poeta Esperantivo.
Para que Deus seja curado para a glória dele.

"Os que confiam no Senhor são como os montes sião que não se abalam mas permanece para sempre.
Salmos 125:1

Poeta Esperantivo
Digo tim,tim por tim,tim
E diga se tenho razão
A poesia consola
A dor de meu coração
O poema é o refúgio
Para minha depressão

Poetizante BR
Falo com toda pressão,
Pra não te ver deprimido,
Teu coração aliviado,
É como um comprimido,
Que na poesia ingere,
Um dia irei ter lido,

Poeta Esperantivo
Digo nesta ocasião
que você pode seguir
escrevendo poesia
no mote prosseguir
falando de um belo tema
que a oração sugerir

Poetizante BR
Minha mente vai gerir,
Poesia bem dotada,
Da alma sem anotação,
Garanto não foi anotada,
Se sabe quem anotou,
A anotação é assombrada.

Poeta Esperantivo
Uma história bem rimada
Criando este cordel
Falando de poesia
Do poeta e seu papel
descrevendo esta paisagem
De maneira tão fiel

Poetizante BR
A esperança não é cruel,
E nunca vai morrer,
Quem ama a esperança,
Dessa vida irá correr,
É bom ser esperantivo,
Que o passado vai varrer.

Poeta Esperantivo
Com verdade se convive
Mantendo paz e amor
Acendendo esta chama
Mostrando nosso valor
Amigo Silvano Lyra
Você é um vencedor

Poetizante BR
Não quero ser perdedor,
O papel é de primeira
Pintando esta paisagem,
Inspiração sobe ladeira,
E no topo da poesia,
Os versos vira esteira,

Poeta Esperantivo
Uma rede pendurada
No alpendre a balançar
O vento soprando frio
Os pássaros a cantar
Aquele fogão de lenha
Para a gente cozinhar

Poetizante BR
Eu pensei em vizinhar,
Revivendo a mocidade,
Numa vila do sertão,
Eu senti temeridade,
aluguei por 30 dias,
Casa na localidade.

Poeta Esperantivo
Com toda sinceridade
Eu posso lhe confirmar
Quando vejo a paisagem
Começo a relembrar
O meu tempo de infância
Que morei neste lugar

Poetizante BR
Tive que ir devagar,
Rebobinado o passado,
Um filme muito cruel,
Que me deixou assustado,
A barragem transbordou,
Deixando-me debilitado.

Poeta Esperantivo
Vendo o gado no cercado
E a patativa cantando
As galinhas no quintal
Cabra no pasto berrando
O guiné na capoeira
Numa sombra descaçando

Poetizante BR
Parei e fiquei pensando,
Como estará ali agora,
A seca de cinco anos,
Diferente de outrora,
Quando alí desembarquei,
Eu chorei na mesma na hora.

Poeta Esperantivo
E no romper da aurora
O vaqueiro coloca ração
Pro gado que já espera
Encostado no mourão
O jumento no cercado
Relincha com precisão

Poetizante BR
Senti grande imprecisão,
Contemplando a paisagem,
A seca banhando a alma,
Na palidez da imagem,
Na alma um lenço molhado,
Milho e feijão sem tiragem.

Poeta Esperantivo
A cabra berrando longe
Querendo água beber
No coxo bota ração
Para o gado comer
Depois vai pra o barreiro
Buscar água pra beber

Poetizante BR
Não quis preconceber,
Procurei sabiá da mata,
Também casaca de couro,
Que quem cria logo acata,
Canário da terra sumiu,
Criadores tem como nata.

Poeta Esperantivo
A cabra lá na pastagem
Numa sombra descansando
Em quanto seu filhotinho
Fica de lado mamando
Enquanto o vaqueiro vai
A sua ração preparando.

Poetizante BR
Um milagre está virando,
Tristezas a enxugar,
Arte em renda de birro,
Muitas chamas apagar,
Esculpindo pedras,
Os artistas no lugar.

Poeta Esperantivo
A patativa cantando
Bem pertinho do ninho
No galho do trapiá
Protegendo o filhotinho
Vai em busca de alimento
Voa o campo todinho.

Poetizante BR
Vi no ambiente ninho,
Do famoso João de Barro,
Antes de ter sua amada,
Sem flores, formou um jarro,
E mesmo sem ser pedreiro,
Nessa casa eu me amarro

Poeta Esperantivo
A enxada no cantinho
Encostada na parede
Ferramenta de trabalho
Ao lado de uma rede
No pote água fresquinha
Pra matar a sua sede

Poetizante BR
Nem com trena se mede,
A extensão da esperança,
Como balde de água fria,
Desmancha da alma trança,
Que foi feita pelo tempo,
Como se fosse poupança.

Poeta Esperantivo
Na noite de lua cheia
Quando é tempo de verão
A lua cheia reflete
Em meio a escuridão
Como é maravilhoso
Uma noite no sertão

Poetizante BR
Parei naquele portão,
Lembrei-me que tinha dito,
Na astúcia de criança,
Chamei de lugar bendito,
Escrevi com tinta branca,
Esse meu feito inaudito.

Poeta Esperantivo
Mais não é o benedito
Tropeçar na direção
Quando eu vou versejar
E me foge a inspiração
Ligo o gerador da mente
Para a versalização

Poetizante BR
Fiz nessa balização,
O que tinha pretendido,
Rever o meu torrão,
Acordar o adormecido,
Enxergar bem a vida,
No caráter comedido.

Poeta Esperantivo
Tem uma rica tradição
O povo sertanejo
Fico muito encantado
Com as coisas que vejo
Divulgar esta cultura
É tudo que desejo

Poetizante BR
Manifesto agora ensejo,
Pra evitar pesadelo,
Rever minha parteira,
Zé do táxi e Zé Bedelo
Vivos na lembrança,
Lembrados como modelo.

Poeta Esperantivo
Aproveitando o ensejo
Quero agora relatar
As belezas que existe
Neste bonito lugar
Pois o sertão é berço
Da cultura popular

Poetizante BR
Eu quero estipular,
De agora em diante,
Que após os 30 dias,
Eu serei um sitiante,
E como aposentado,
Eu serei negociante.

Poeta Esperantivo
Como um bom viajante
Gosto de aventurar
Garimpando as riquezas
Que eu possa encontrar
E perto da natureza
Quero agora descansar

Poetizante BR
E sei que vou alcançar,
Os meus dias de glória,
Nisso eu não me glorio,
Árdua foi a trajetória,
No lugar que fui nascido,
Começou a minha história.

Poeta Esperantivo
E eu guardei na memória
O lugar onde nasci
Nas terras da usina
Foi ali que eu cresci
Passei minha infância
E bons momentos vivi

Poetizante BR
Nem tudo ali eu vi,
Procurei sabiá da mata,
Também casaca de couro,
Que quem cria logo acata,
Canário da terra sumiu,
Criadores tem como nata.

Poeta Esperantivo
Tsiu na galha salta
Cantando logo cedo
Cravina se aninha
Faz ninho no arvoredo
João de barro faz a obra
Sem mostrar seu segredo

Poetizante BR
A falta de arvoredo,
No rio peixes perecem,
Sinal de muita escassez,
Com isso todos carecem,
E não encontro saída,
Comisso todos padecem.

Poeta Esperantivo
O anum voa sem medo
Pousa pela plantação
Come semente de milho
E os pezinhos de feijão
Se deixa entre a lavoura
Prejudica a plantação

Poetizante BR
A minha interpretação,
É que o governo falha,
Só surge em campanha,
Vem como fogo de palha,
Enquanto o sertanejo,
Leva a vida como tralha

Poeta Esperantivo
Quando os brotos aparecem
E começam a florescer
As aves se aproximam
Procurando o que comer
Pra levar para seu ninho
Pro filhote não morrer

Poetizante BR
Eu pretendo percorrer,
Os locais com meu chapéu,
Ver os bichos rastejantes,
Achar um como troféu,
Nos ares vejo uma grade
Fazendo do povo réu.

Poeta Esperantivo
Este processo atrapalha
Pois não dá a condição
Do agricultor investir
E ter boa produção
Só se vê suas propostas
Em época de eleição

Poetizante BR
Não existe perfeição,
Vi ali muito lundum,
Uns de braços cruzados,
De alimento em jejum,
Vi outros nesse lugar,
Comendo pássaro anum.

Poeta Esperantivo
se investir no sertão
Para o povo trabalhar
Vai dar boa produção
Com certeza vai lucrar
Pois tendo irrigação
Produção não vai faltar

Poetizante BR
Vi crianças a saltar,
Brincando como inocentes,
Mesmo comendo pouquinho,
E sendo até carentes,
Divertindo elas doaram,
Sorrisos como presentes.

Poeta Esperantivo
As estrelas lá no céu
Todas lindas a brilhar
E a lua refletindo
Sua luz pra iluminar
A paisagem sertaneja
Para gente admirar

Poetizante BR
Sei que ia expirar,
Toda a minha euforia,
Restavam só dois dias,
Para essa auditoria,
Comecei a adoecer,
Maturando a melhoria.

Poeta Esperantivo
Plantação de jerimum
No roçado vai ramando
Quando a chuva fina cai
A atenção vai chamando
Mais se, porém falta água
Sua rama vai secando.

Poetizante BR
A alma estava mancando,
Pois perdi o meu compasso,
Vi que era último dia,
Na alma eu fiz um laço,
No pé de sombreiro,
Abracei dando um amasso.

Poeta Esperantivo
Vi pessoas tão contentes
Com pouco para comer
O barreiro quase vazio
Sem ter água pra beber
Mais com muita esperança
Deste quadro reverter

Poetizante BR
As lágrimas à verter,
Fiquei tão emocionado,
Chamei os primos meus,
Com o espirito detonado,
Fizemos grande festa,
Foi choro pra todo lado.

Poeta Esperantivo
E como a maioria
Deste povo é valente
Luta com muita bravura
Trabalha em sol ardente
Produzindo alimento
Pra cuidar de sua gente

Poetizante BR

Eu sai pela tangente,
Mesmo naquele apogeu,
A festa ainda rolava,
E alguém ali me deu,
Um livro de poesias
Que o Esperantivo leu.

Poeta Esperantivo
E seguindo o mesmo passo
A melhora eu ansejo
pois em nosso nordeste
Muitas dificuldades vejo
Precisa dar mais apoio
Ao povo sertanejo

Poetizante BR
Sei que não pestanejo,
Falo com muita potência,
As malas estão prontas,
Voltarei pra dá ciência,
O Poeta Esperantivo,
Mostrou muita coerência.
ou encerro no seu

Poeta Esperantivo
Fiquei tão preocupado
Com aquela situação
A chuva muito escassa
Prejudicou a plantação
Mesmo assim aquele povo
Não perdeu a animação

Poetizante BR

Logo veio a aparição,
Tio de outra parentela,
Almoçamos em família,
Pintei na hora uma tela,
Pedi ao Esperantivo,
Pra me ver pela janela.

Poeta Esperantivo
Foi Dila quem escreveu
Este grande menestrel
E eu li para Silvano
Um livreto de cordel
Em meio a tantos vates
recitar foi meu papel

Poetizante BR
Eu vi nesse cordel,
Versos com sentimento,
Do sonho eu acordei,
Não senti nisso tormento,
Por parecer tão real,
Postarei nesse momento.

Poeta Esperantivo
Silvano pintando uma tela
De um cavalo alazão
Um vaqueiro nele montado
Correndo pelo sertão
Pintou Maria bonita
E também o Lampião

Poetizante BR
Sem querer ser espião,
Digo aqui hoje mesmo,
Quem não vive em Cristo,
Estando bom ou enfermo,
Crendo tem salvação,
Se agarre nesse termo.

Atenção:
Como o Poetizante não tem plateia para se apresentar, ele transforma em platéia aqueles que sensivelmente segue o Blog Poetizante. Os amigos da Poesia.

Siga o Poetizante No Blog abaixo.
http://poetizante.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário